SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Construction of Organizational Climate Scale for a Public Organization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; PEIXOTO, Adriano Lemos Alves; QUEIROGA, Fabiana  and  PEREZ-NEBRA, Amalia Raquel. Adaptação do Questionário de Desenho do Trabalho para o Brasil. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 720-731. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.3.16837.

O desenho do trabalho diz respeito ao estudo, à criação e à modificação da composição, do conteúdo, da estrutura e do ambiente no qual tarefas e papéis são desempenhados. Entender o impacto do desenho do trabalho sobre as pessoas e organizações depende da existência de medida com evidências de validade. Para obter tais evidências no contexto brasileiro, conduzimos dois estudos, visando adaptar um instrumento advindo de outros contextos culturais. O Estudo 1 realizou uma análise fatorial exploratória da estrutura do Work Design Questionnaire (N = 1.017), enquanto o Estudo 2 confirmou o ajuste da estrutura encontrada (N = 1.224) e a robustez da taxonomia investigada. De modo geral, a estrutura corroborou um dos modelos originalmente propostos, com uma solução composta por 18 subcategorias e 71 itens, que apresentou índices psicométricos adequados.

Keywords : medidas; diagnóstico organizacional; características do trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License