SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Construção de uma Escala de Clima Organizacional para uma Organização Pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; PEIXOTO, Adriano Lemos Alves; QUEIROGA, Fabiana  e  PEREZ-NEBRA, Amalia Raquel. Adaptação do Questionário de Desenho do Trabalho para o Brasil. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 720-731. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.3.16837.

O desenho do trabalho diz respeito ao estudo, à criação e à modificação da composição, do conteúdo, da estrutura e do ambiente no qual tarefas e papéis são desempenhados. Entender o impacto do desenho do trabalho sobre as pessoas e organizações depende da existência de medida com evidências de validade. Para obter tais evidências no contexto brasileiro, conduzimos dois estudos, visando adaptar um instrumento advindo de outros contextos culturais. O Estudo 1 realizou uma análise fatorial exploratória da estrutura do Work Design Questionnaire (N = 1.017), enquanto o Estudo 2 confirmou o ajuste da estrutura encontrada (N = 1.224) e a robustez da taxonomia investigada. De modo geral, a estrutura corroborou um dos modelos originalmente propostos, com uma solução composta por 18 subcategorias e 71 itens, que apresentou índices psicométricos adequados.

Palavras-chave : medidas; diagnóstico organizacional; características do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License