SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Desenho do trabalho e Burnout: um estudo de sua relação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CUNHA DE JESUS, Nana Carolina; BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt  e  AGUIAR, Carolina Villa Nova. Desenho do trabalho: caracterização do fenômeno e análise de suas relações. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 734-743. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17346.

O objetivo do presente estudo foi caracterizar a organização do trabalho em uma instituição universitária pública de nível superior do Nordeste, explorando-se as relações entre as diferentes dimensões e subdimensões do modelo proposto por Morgeson e Humphrey. Trata-se de um estudo quantitativo de corte transversal no qual participaram 691 servidores públicos. Utilizou-se a versão do Work Design Questionnaire (WDQ) em processo de validação para o contexto brasileiro. Foram conduzidas análises descritivas (média, desvio-padrão e distribuição de frequência) e inferenciais (correlações de Pearson e teste t de Student). Os resultados revelaram um desenho do trabalho que articula níveis ricos de escopo das tarefas e uso do conhecimento com condições contextuais mais precárias. Por se tratar do primeiro estudo utilizando o modelo de Morgenson e Humphrey no Brasil, são necessárias novas pesquisas para ampliar a compreensão de como o trabalho é organizado no País e em ambientes singulares como são as universidades.

Palavras-chave : Desenho do trabalho; Servidor público; Instituição federal de ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License