SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Desenho do trabalho: caracterização do fenômeno e análise de suas relaçõesContexto de trabalho e Burnout: confirmação de moderadores por metanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

JIMENEZ, Elena María Hidalgo. Desenho do trabalho e Burnout: um estudo de sua relação. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 744-754. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17502.

O burnout representa um dos principais problemas na área da saúde no trabalho. Partimos de novos modelos teóricos que abordam o design do trabalho (TD) a partir de uma perspectiva ampliada (características motivacionais, sociais e contextuais) para estabelecer sua relação com o burnout e saber em que medida as diferentes dimensões que o compõem podem explicar as diferentes características do Trabalho. A amostra foi de 405 trabalhadores espanhóis que responderam voluntária e anonimamente. Os instrumentos utilizados foram o WDQ (DT) e o CBB (burnout). Com um design ex post facto, foram aplicadas correlações bivariadas e regressões múltiplas. Os resultados obtidos mostram que características do DT explicam ou estão relacionadas ao burnout, fornecendo os elementos básicos para o desenvolvimento de modelos de DT mais adequados a cada contexto organizacional.

Palavras-chave : desenho do trabalho; características do trabalho; burnout.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License