SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Desenho do trabalho e Burnout: um estudo de sua relaçãoCriatividade, inovação e características da tarefa em empresas juniores: estudos de casos múltiplos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CORTEZ, Pedro Afonso; ZERBINI, Thais  e  VEIGA, Heila Magali da Silva. Contexto de trabalho e Burnout: confirmação de moderadores por metanálise. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 755-761. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17499.

O burnout é um problema de saúde do trabalho com custos econômicos para as organizações e de qualidade de vida para os indivíduos. Focando-se no modelo de desenho do trabalho de Morgeson e Humphrey (2006), identificou-se o efeito preditivo geral do fator Contexto de Trabalho em burnout e listaram-se os moderadores que podem ser úteis para melhorar as práticas e as pesquisas em contextos organizacionais. Extraíram-se pelo Web of Science 11 estudos prospectivos a Morgeson e Humphrey, após a triagem e a aplicação de critérios de inclusão, e analisaram-se os efeitos para metanálise baseada em Mixed-Effect Modeling. Houve um efeito geral positivo com alta heterogeneidade para o fator Contexto de Trabalho predizendo burnout, sendo a relação moderada por área profissional e viés de seleção do modelo. Os resultados mostraram a importância desses moderadores ao tratar sobre o fator Contexto de Trabalho e burnout em organizações de saúde, bem como destacam a robustez do modelo de Morgeson e Humphrey para desenvolvimentos futuros sobre desenho do trabalho.

Palavras-chave : desenho do trabalho; estresse ocupacional; condições de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License