SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Contexto de trabajo y Burnout: confirmación de los moderadores en meta-análisisPercepciones de teletrabajadores y trabajadores presenciales respecto del diseño del trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

GONDIM, Sonia Maria Guedes et al. Criatividade, inovação e características da tarefa em empresas juniores: estudos de casos múltiplos. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 762-771. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17414.

O estudo de casos múltiplos procurou analisar comparativamente as relações entre criatividade, inovação e características do trabalho (CT) em quatro empresas juniores (EJs) de áreas de formação distintas, de uma mesma instituição de ensino superior. Participaram do estudo somente os membros de cada diretoria. Foram utilizados a Prova de Imaginação Criativa para Adultos (PIC-A), uma medida de Inovação de Empresas Juniores (INOVEj) e uma medida de Características de trabalho. O grupo focal foi utilizado somente para apresentação e discussão dos resultados coletivos com os membros da diretoria. Os resultados apontaram haver diferenças entre as EJs somente nos indicadores de criatividade e inovação. Conclui-se que as relações entre criatividade, inovação e CT parecem depender das características de cada EJ, como tempo de existência da empresa, características dos membros da diretoria e suporte de docentes-supervisores.

Palabras clave : Criatividade; Inovação; Características do trabalho; Empresas juniores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License