SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Percepções de teletrabalhadores e trabalhadores presenciais sobre desenho do trabalhoFatores motivacionais do desenho do trabalho e sua relação com o desempenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de et al. Percepção de desempenho de pessoas com deficiência e desenho do trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 781-790. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17381.

O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o poder preditivo dos fatores do desenho do trabalho sobre a percepção que pares e gestores têm em relação ao desempenho das pessoas com deficiência. A amostra foi composta por 72 funcionários (entre docentes e técnicos administrativos) de uma universidade pública federal que responderam ao Questionário Sociodemográfico, ao Work Design Questionnaire (WDQ) e ao Inventário de Percepção do Desempenho no Ambiente de Trabalho. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 20 funcionários. Verificou-se que a autonomia na planificação da tarefa, variedade de tarefas, identificação da tarefa e as demandas físicas justificam 40% das variações na percepção acerca do desempenho das pessoas com deficiência no contexto investigado. Esses resultados indicam que o desenho do trabalho tem um papel essencial na percepção do desempenho das pessoas com deficiência, visto que amplia as evidências empíricas existentes sobre as possibilidades de atuação desses indivíduos, corroborando assim para um mercado de trabalho mais inclusivo.

Palavras-chave : universidade; inclusão; organizações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License