SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Perceived performance of persons with disabilities and work designTask and knowledge characteristics as professional development predictors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

RAMIREZ-VIELMA, Raúl  and  NAZAR, Gabriela. Fatores motivacionais do desenho do trabalho e sua relação com o desempenho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 791-799. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17517.

O estudo aborda a relação entre as características motivacionais do desenho do trabalho e as dimensões do desempenho no trabalho, adotando uma abordagem ampliada à sua multidimensionalidade. Trabalhadores de duas organizações chilenas (N = 197, 12,7% mulheres, 87,3% homens, M = 35,63 anos) relataram suas percepções sobre o desenho do trabalho e receberam uma avaliação de desempenho de seus superiores diretos. Verificou-se que a expansão do significado e o número de critérios de desempenho além do desempenho da tarefa podem desempenhar um papel fundamental nesse relacionamento. A relação entre as variáveis de desenho motivacional do trabalho e desempenho individual é modificada quando se consideram as dimensões emergentes do desempenho (contextual, adaptativo e proativo). Além disso, a autonomia, como componente motivacional do desenho, apresenta maior relação com o desempenho adaptativo e o desempenho proativo do que as outras variáveis motivacionais do desenho, demonstrando também seu potencial preditivo sobre o desempenho.

Keywords : Desenho do Trabalho; Características do trabalho; Desempenho individual do trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License