SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Factores motivacionales de diseño del trabajo y su relación con desempeño laboralWork Design: características de la tarea según la perspectiva de gestores y no-gestores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

VIANA, Priscila de Jesus  y  MOURAO, Luciana. Características da tarefa e do conhecimento como preditoras do desenvolvimento profissional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 800-808. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17475.

O desenho do trabalho é um construto com ampla influência sobre diversas variáveis organizacionais. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre as variáveis desenho do trabalho (características da tarefa e características do conhecimento) e a percepção de desenvolvimento profissional. A amostra foi composta por 389 trabalhadores (71% mulheres) de diferentes categorias ocupacionais. O instrumento de coleta de dados continha duas escalas já utilizadas em amostras brasileiras e com bons indicadores psicométricos. A análise de dados foi feita por modelagem de equações estruturais. Os resultados confirmaram relação positiva entre a dimensão características da tarefa e a percepção de desenvolvimento profissional e relação negativa entre tal percepção de desenvolvimento e as características do conhecimento. Os resultados obtidos são discutidos à luz da literatura revisitada e são apresentadas implicações práticas para aconselhamento de carreira e gestão de pessoas.

Palabras clave : Desenvolvimento profissional; Desenho do trabalho; Tarefa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License