SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Características da tarefa e do conhecimento como preditoras do desenvolvimento profissionalRedesenho do trabalho: intervenção baseada no paradigma de processamento de informação social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MARCON, Silvana Regina Ampessan; KANAN, Lilia Aparecida; LUCAS, João Ignacio Pires  e  MADALOZZO, Magda Macedo. Work Design: características da tarefa na perspectiva de gestores e não-gestores. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 809-817. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17500.

Na contemporaneidade, estudos sobre Design do Trabalho aumentam em relevância por ampliar conhecimentos sobre fatores de salubridade individual e organizacional. O estudo objetivou conhecer o Design do Trabalho na perspectiva de gestores e não-gestores, especificamente sobre as 'Características da Tarefa'. Estudo se caracteriza como quantitativo, tipo survey. Foi realizado em sete organizações públicas e privadas brasileiras. Foram participantes 1262 trabalhadores; destes, 18% eram gestores. Questões relativas a categoria 'Características da Tarefa' do Work Design Questionnaire foram utilizadas à coleta de dados. Como resultados encontrou-se que as 'Características da Tarefas' não são consideradas em sua totalidade, sob a mesma perspectiva de entendimento de gestores e não-gestores. Há diferenças entre ambos nas dimensões "Autonomia na Planificação do trabalho', 'Autonomia de decisão e realização', 'Variedade de tarefas' e 'Significado da tarefa'. Entretanto, gestores e não-gestores perspectivam a 'Identificação da Tarefa' e o 'Feedback do Trabalho' de modo semelhante.

Palavras-chave : Desenho do trabalho; Características da Tarefa; Gestores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License