SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Work Design: características da tarefa na perspectiva de gestores e não-gestoresQuanto mais melhor? O efeito da compatibilidade pessoa-trabalho no engajamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BUSO, Isabela Cortopassi; PEREZ-NEBRA, Amalia Raquel; TORDERA, Núria  e  KOHLSDORF, Marina. Redesenho do trabalho: intervenção baseada no paradigma de processamento de informação social. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 818-826. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17405.

O objetivo deste trabalho foi medir o impacto de uma intervenção de redesenho do trabalho a partir da proposta de processamento de informação social em um contexto de trabalho emocional. A pesquisa utilizou delineamento quase experimental de painel em dois momentos de coleta de dados, antes e depois da intervenção, em dois grupos, intervenção e controle. Participaram da pesquisa 101 profissionais de saúde com intervalos de 15 meses entre coletas de dados e 12 meses após a intervenção. Foram analisadas diferenças entre-grupos, intragrupos e nas redes psicológicas. Os resultados com as análises entre-grupos e intragrupos apresentaram diferença na categoria Processamento de informação. A análise de rede psicológica sugere que a intervenção foi protetiva, promissora e de baixo custo para o redesenho do trabalho. Discute-se o uso de medidas dinâmicas de rede psicológica para estudos de intervenção.

Palavras-chave : avaliação de intervenção; desenho do trabalho; análise de rede.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License