SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Redesenho do trabalho: intervenção baseada no paradigma de processamento de informação socialAdaptação e Validação do Questionário de Desenho do Trabalho (QDT) em Angola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PORTO, Juliana Barreiros; OLIVEIRA-SILVA, Lígia Carolina  e  MARTINS, Elis Calcagno. Quanto mais melhor? O efeito da compatibilidade pessoa-trabalho no engajamento. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 827-835. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17418.

As preferências do indivíduo têm papel relevante na relação entre desenho do trabalho e engajamento, mas são pouco exploradas. Este estudo adota um enfoque da psicologia positiva e se propõe a investigar duas hipóteses contraditórias, a primeira advinda da teoria de autodeterminação, que indica que a interação entre a característica do trabalho e as preferências do indivíduo não são relevantes para explicar o grau de engajamento (H1) e a segunda advinda das teorias de fit que afirma que essa interação acrescenta à explicação do fenômeno (H2). Foram testadas as características do desenho do trabalho de conhecimento, autonomia e suporte social. A amostra de 341 trabalhadores respondeu as escalas de Engajamento e Desenho do Trabalho. Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias, regressões polinomiais e análises de superfície do padrão de respostas. As características do trabalho explicaram significativamente o nível de engajamento. A interação entre o desenho do trabalho e as preferências do indivíduo acrescentou explicação ao modelo, com exceção do suporte social. Conclui-se que, a depender do tipo de característica, é preciso analisar a preferência do trabalhador ao se promover redesenho do trabalho ou para fazer a alocação de pessoal.

Palavras-chave : Compatibilidade pessoa-trabalho; engajamento no trabalho; regressão polinomial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License