SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Quanto mais melhor? O efeito da compatibilidade pessoa-trabalho no engajamentoDesenho do trabalho e aprendizagem de equipes: identificação do poder preditivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

FRANCISCO, Ediwagner Nunes Saveia Daniel  e  PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves. Adaptação e Validação do Questionário de Desenho do Trabalho (QDT) em Angola. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 836-845. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17513.

O objetivo deste estudo foi adaptar e buscar evidências de validade para a versão em português do Questionário de Desenho do Trabalho (QDT) para o contexto angolano. Inicialmente composto por 77 itens, o instrumento foi aplicado a 505 trabalhadores ligados a organizações de diferentes atividades econômicas. Os dados foram submetidos a uma análise fatorial exploratória revelando uma estrutura de 15 fatores (62 ítens), com o alfas variando entre ) 0,69 e 0,85, distribuídos nas quatro dimensões latentes do instrumento, com níveis adequados de validade convergente e discriminante. Possíveis interpretações dessas relações são discutidas e, como suporte adicional para a validade do construto, foram avaliadas as diferenças entre três categorias ocupacionais (administrativa, gerencial e operacional), sendo encontradas diferenças significativas em 7 dimensões. Conclui-se que o estudo fornece evidências de construto e discriminate de uma versão em português da escala e apresenta um suporte adicional para a generalização da estrutura de 15 fatores em Angola.

Palavras-chave : Medidas; Diagnóstico Organizacional; Características do Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License