SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Desenho do trabalho e satisfação: o papel moderador da justiça organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo  e  SAMPAIO, Nara Saddi de Paiva. Aprendizagem e Desenho do Trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019, vol.19, n.4, pp. 859-866. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17481.

Ambientes de trabalho complexos exigem contínua capacitação, promovida pelos próprios profissionais, se aqueles ambientes são favoráveis. As relações entre desenho do trabalho, estratégias de aprendizagem utilizadas por indivíduos e desenvolvimento profissional são o foco deste artigo. A coleta de dados ocorreu em três momentos, durante seis meses. Envolveu 91 participantes em três organizações privadas. Primeiro foi medido o desenvolvimento profissional atual. No segundo momento foram avaliadas as dimensões de desenho do trabalho. No terceiro, foram mensuradas as estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento evolutivo e atual. Análises de correlação de Pearson sugerem que o uso das estratégias de aprendizagem de aplicação prática e reflexão ativa parece estar associado a características anteriores de desenho do trabalho que incluem autonomias de decisão e de uso de métodos, em tarefas variadas que demandam solução de problemas com o uso de habilidades diversificadas, mas que proveem feedback. Implicações práticas e para pesquisas são discutidas.

Palavras-chave : Características do trabalho; aprendizagem; desenvolvimento profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License