SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Indicador de personalidade patológica como preditor do engajamento, satisfação no trabalho e burnout em uma amostra da população geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

DEVOTTO, Rita Pimenta de; MACHADO, Wagner de Lara; VAZQUEZ, Ana Cláudia Souza  e  FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro de. Engajamento no trabalho e ações de redesenho em profissionais brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 869-876. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.16185.

O modelo de recursos e demandas no trabalho (RDT) explica as relações entre demandas e recursos do trabalho, recursos pessoais e os desfechos de bem-estar e desempenho no trabalho. Investigamos as relações entre as condições de trabalho, o redesenho do trabalho e o engajamento no trabalho em dois grupos de profissionais, com e sem responsabilidade de gestão. Participaram do estudo 538 profissionais brasileiros, 56,5% do sexo feminino, com idade média de 43,44 (DP = 12,54). Os resultados da análise de rede demonstraram que a mudança e a clareza de papel foram preditores diretos do engajamento no trabalho e o assédio moral o influenciou negativamente. As condições de trabalho não predisseram o redesenho do trabalho, porém este foi preditor do engajamento no trabalho em ambos grupos de profissionais. A reformulação cognitiva foi forte preditora do engajamento no trabalho. Agrega-se evidências sobre os fatores que impactam o engajamento no trabalho no modelo RDT.

Palavras-chave : comportamento organizacional; condições de trabalho; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License