SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Engajamento no trabalho e ações de redesenho em profissionais brasileirosGerenciamento do comportamento seguro para manutenção da vida na Estação Antártica Brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CARVALHO, Lucas de Francisco; MARTINS, Gustavo Henrique; GONCALVES, André Pereira  e  SAGRADIM, Daniele Elvira Vaz. Indicador de personalidade patológica como preditor do engajamento, satisfação no trabalho e burnout em uma amostra da população geral. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 877-882. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.16985.

O objetivo do estudo foi verificar a capacidade preditiva do indicador de personalidade patológica (IPP) sobre engajamento no trabalho, satisfação com o trabalho e burnout. Participaram 228 trabalhadores brasileiros, os quais responderam o IDCP-SV, o EEGT, a EST e o MBI-HSS. Foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais para predição do engajamento no trabalho, satisfação com o trabalho e burnout pelo IPP. Os resultados demonstraram que o IPP é capaz de predizer negativamente o engajamento no trabalho e a satisfação com o trabalho, e positivamente o burnout. Foi observado que trabalhadores com níveis elevados de funcionamento patológico de personalidade são menos engajados e satisfeitos com o trabalho e apresentam maiores níveis de burnout, tal qual hipotetizado. Os achados indicam a importância de se realizar avaliações de traços da personalidade, em especial os patológicos, em processos de contratação de funcionários e para a promoção de bem-estar no trabalho.

Palavras-chave : psicologia organizacional; transtornos da personalidade; stress ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License