SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Indicador de personalidade patológica como preditor do engajamento, satisfação no trabalho e burnout em uma amostra da população geralPrevalência de transtornos mentais comuns em servidores técnico-administrativos em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BARROS-DELBEN, Paola et al. Gerenciamento do comportamento seguro para manutenção da vida na Estação Antártica Brasileira. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 883-890. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.16926.

Em regiões polares, o gerenciamento do comportamento seguro é fundamental às operações de abastecimento para manutenção da vida (OPAMV). O objetivo deste estudo foi analisar aspectos do comportamento seguro nas OPAMV na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) durante o inverno. A pesquisa foi descritiva, de abordagem qualitativa e procedimento de triangulação de observações e levantamento de dados. Foram realizadas observações da rotina de trabalho e entrevistas com a tripulação da Força Aérea Brasileira (n=12) e com o grupo-base (GB) da EACF (N=30). A autonomia do GB no trabalho minimiza o impacto das características extremas do inverno. As OPAMV na EACF repercutem diretamente na subsistência e na manutenção de laços afetivos externos. O estudo do gerenciamento do comportamento seguro aponta fatores com potencial de reduzirem riscos de acidentes e adoecimentos, impactando na permanência salutar no contexto. O aperfeiçoamento dos estudos pode contribuir para a atenção dos fatores humanos em condições polares.

Palavras-chave : Antártica; Ergonomia; segurança do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License