SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Management of safe behavior to maintain life at the Brazilian Antarctic StationWorkloads and the health of air traffic controllers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

MOTA, Cynthia Araújo; SILVA, Alda Karoline Lima Da  and  AMORIM, Keyla. Prevalência de transtornos mentais comuns em servidores técnico-administrativos em educação. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 891-898. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.17691.

Diante do aumento de afastamentos por motivo de saúde psíquica dos servidores técnico-administrativos em educação de uma instituição pública, objetivou-se analisar a relação entre adoecimento psíquico e atividade de trabalho, a prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) e as razões dos afastamentos por adoecimento psíquico. O estudo descritivo-quantitativo e transversal usou questionário socioprofissional e Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), cuja análise estatística identificou a prevalência de 37% de TMC entre os 434 respondentes (intervalo de confiança de 95%), bem como a associação entre a variável dependente e algumas contextuais (p < 0,05): alcance das expectativas da instituição sobre o trabalho desenvolvido; organização, condições e relações de trabalho; e avaliação de que o trabalho produz sofrimento. Conclui-se que há alta prevalência de TMC entre os servidores, sendo o trabalho causador de sofrimento psíquico, impondo a necessidade de cuidar não só do trabalhador, mas também do trabalho.

Keywords : Saúde ocupacional; saúde mental; trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License