SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Gerenciamento do comportamento seguro para manutenção da vida na Estação Antártica BrasileiraCargas de Trabalho na Saúde do Controlador de Tráfego Aéreo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MOTA, Cynthia Araújo; SILVA, Alda Karoline Lima Da  e  AMORIM, Keyla. Prevalência de transtornos mentais comuns em servidores técnico-administrativos em educação. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 891-898. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.17691.

Diante do aumento de afastamentos por motivo de saúde psíquica dos servidores técnico-administrativos em educação de uma instituição pública, objetivou-se analisar a relação entre adoecimento psíquico e atividade de trabalho, a prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) e as razões dos afastamentos por adoecimento psíquico. O estudo descritivo-quantitativo e transversal usou questionário socioprofissional e Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), cuja análise estatística identificou a prevalência de 37% de TMC entre os 434 respondentes (intervalo de confiança de 95%), bem como a associação entre a variável dependente e algumas contextuais (p < 0,05): alcance das expectativas da instituição sobre o trabalho desenvolvido; organização, condições e relações de trabalho; e avaliação de que o trabalho produz sofrimento. Conclui-se que há alta prevalência de TMC entre os servidores, sendo o trabalho causador de sofrimento psíquico, impondo a necessidade de cuidar não só do trabalhador, mas também do trabalho.

Palavras-chave : Saúde ocupacional; saúde mental; trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License