SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Workloads and the health of air traffic controllers(In) civility at work: measures and models author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

GODOY, Maria Tereza Tomé de  and  MENDONCA, Helenides. Inventário de competência adaptativa: adaptação e evidências de validade junto a trabalhadores brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 906-913. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.16822.

Competência adaptativa é a capacidade de o trabalhador desenvolver novos conhecimentos e habilidades a partir dos que já domina, obtendo resultados eficientes com alta performance em situações novas e desconhecidas. A proposta deste trabalho foi adaptar e analisar a evidência de validade da estrutura interna, convergente e de consistência interna do inventário de competência adaptativa (ICA) junto a trabalhadores brasileiros. A pesquisa empírica foi realizada com 383 trabalhadores brasileiros de todas as regiões do país, de vários ramos de atividade. Na análise fatorial confirmatória (AFC), os resultados foram testados em 4 modelos e a estrutura proposta de 4 dimensões e 14 itens foi a que apresentou melhores índices de ajuste. Foi realizada a validade convergente do ICA com autodeterminação. Na validade discriminante, o ICA apresentou correlação positiva e significativa com o nível de escolaridade dos participantes. As análises estatísticas realizadas permitem, portanto, evidenciar a validade do ICA com trabalhadores brasileiros e apresentar um instrumento de diagnóstico de competência adaptativa.

Keywords : competência; adaptabilidade; validade estatística.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License