SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1(In)civilidade no trabalho: medidas e modelosTradução e validação da escala de autoliderança para o contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ARAUJO, Marley Rosana Melo de; OLIVEIRA-SILVA, Ligia Carolina  e  MARQUES, Erika Cavalcanti. Inventário de socialização organizacional: estudo propositivo de nova estrutura fatorial. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 922-930. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.16997.

A socialização organizacional representa um fator relevante para a compreensão do comportamento organizacional, podendo estar nela a resposta para aspectos ligados à inserção e permanência das pessoas nas organizações. Apesar disto, principalmente no contexto brasileiro, estudos recentes abordando o tema permanecem raros, o que pode se dever à escassez de medidas robustas. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo reavaliar as propriedades psicométricas do Inventário de Socialização Organizacional (ISO), propondo um instrumento reformulado: o ISO-R. Dois estudos reanalisaram o modelo teórico de socialização: um que reorganizou a estrutura interna do instrumento através da análise fatorial exploratória, e outro que confirmou o modelo explicativo derivado do primeiro estudo. Os resultados apresentam um instrumento mais parcimonioso, não redundante e sem fatores negativos. A ISO-R pode contribuir para aprimorar os processos de inserção do indivíduo na organização, influenciar resultados organizacionais e estimular o aumento de pesquisas na área.

Palavras-chave : socialização organizacional; escala; estudo de validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License