SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Inventário de socialização organizacional: estudo propositivo de nova estrutura fatorialEvidências de validade para a escala de alegria no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

DIAS JUNIOR, José Jorge Lima  e  SILVA, Anielson Barbosa da. Tradução e validação da escala de autoliderança para o contexto brasileiro. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 931-940. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.17415.

A autoliderança é um processo de autoinfluência que demanda níveis elevados de autodirecionamento e automotivação, obtidos por meio de estratégias cognitivas e comportamentais, que contribuem para o desempenho pessoal. Este artigo apresenta a adaptação e as evidências de validade do Revised Self-Leadership Questionnaire (RSLQ), que contém 35 itens e nove dimensões, para o contexto brasileiro. A amostra foi composta por 580 alunos de cursos de Administração de diversas instituições de ensino superior do Brasil. A escala apresentou validade e confiabilidade aceitável a partir da Análise Fatorial Confirmatória. A partir da versão traduzida, é possível fomentar novos estudos acerca da autoliderança, o que permitirá o avanço dessa teoria no contexto brasileiro.

Palavras-chave : liderança; escala; validação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License