SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Translation and validation of the self-leadership scale for the brazilian contextThis is overcome!: Prejudice justification in banks which have diversity management programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

CRUZ, Roberta Pérez de Souza; FERREIRA, Maria Cristina  and  GABARDO-MARTINS, Larissa Maria David. Evidências de validade para a escala de alegria no trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 941-946. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.16937.

A alegria no trabalho consiste em uma manifestação do bem-estar no trabalho, que se reflete na fusão da satisfação da vida e da satisfação com o trabalho. O presente estudo reuniu evidências de validade da Escala de Alegria no Trabalho no contexto brasileiro. A amostra foi composta por 505 trabalhadores de ambos os sexos. Eles responderam à versão brasileira da escala e a instrumentos a ela correlatos. As análises fatoriais exploratórias e confirmatórias indicaram que o modelo de melhor ajuste para a escala foi o de natureza unidimensional, composto por 14 itens. A escala apresentou correlações positivas fortes com a satisfação no trabalho, o engajamento no trabalho, o comprometimento organizacional afetivo e os afetos positivos dirigidos ao trabalho. Concluiu-se que o instrumento apresentou propriedades psicométricas que recomendam seu uso em investigações futuras destinadas a avaliar o grau de alegria no trabalho.

Keywords : bem-estar; trabalho; validade estatística; engajamento; satisfação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License