SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Evidências de validade para a escala de alegria no trabalhoVoluntariado e formação da identidade: reflexões a partir da Psicodinâmica do Trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MIRANDA, Adílio Renê Almeida et al. Isso já está superado!: A justificação do preconceito no setor bancário. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 947-955. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.16850.

O objetivo deste artigo foi compreender a maneira pela qual se manifestam as estratégias de justificação e negação do preconceito em organizações bancárias no sul de MG, que possuem programas de gestão da diversidade. Empiricamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa na qual foram feitas 15 entrevistas semiestruturadas com bancários. Os dados foram analisados por meio da Análise do Discurso. Os resultados evidenciam que o preconceito está presente no contexto bancário, no entanto, os entrevistados não reconhecem que ele exista no ambiente em que trabalham, por isso, buscam maneiras de justificá-lo e negá-lo. A justificação ocorre por meio da mobilização de estratégias de culpabilização dos "outros" e das próprias minorias, da reprodução da ideologia da meritocracia e da naturalização e "superação" do preconceito. As estratégias de justificação e negação do preconceito servem como elementos que sustentam a manutenção das ideologias hegemônicas das políticas de diversidade das organizações.

Palavras-chave : diversidade nas organizações; preconceito; setor bancário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License