SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1¡Eso ya está superado!: La justificación del prejuicio en organizaciones bancarias que tienen programas de gestión de la diversidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

GEMELLI, Catia Eli  y  OLTRAMARI, Andrea Poleto. Voluntariado e formação da identidade: reflexões a partir da Psicodinâmica do Trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 956-962. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.16884.

A Psicodinâmica do Trabalho trouxe importantes avanços nas discussões sobre o mundo do trabalho, por considerar sua centralidade na formação da identidade do sujeito. Apoiando-se na definição de trabalho dejouriana, que o entende como um conceito além da relação salarial ou de emprego, argumenta-se que essa constituição da identidade não se dá apenas no trabalho remunerado, característico das organizações capitalistas, podendo ser observada também no voluntariado. Com base nos pressupostos de autores relevantes para a Psicodinâmica do Trabalho e diversos estudos teóricos e empíricos sobre o voluntariado, busca-se refletir sobre os alinhamentos conceituais que podem ser observados entre a concepção do papel central do trabalho na formação da identidade e as retribuições subjetivas identificadas no voluntariado.

Palabras clave : psicodinâmica do trabalho; identidade; voluntariado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License