SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Development and Validation of a Socioemotional Competences Scale in BrazilKnowledge sharing in mentoring in the context of the software industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

FREITAS, Angela de Fátima Saraiva  and  MOURAO, Luciana. Evidências de validade psicométricas do inventário de estressores no trabalho em oncologia. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 974-983. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.17451.

O trabalho dos profissionais da saúde em oncologia é impactado por fatores estressores de diversas naturezas. O presente estudo objetivou realizar a adaptação do Inventário de Estressores no Trabalho em Oncologia para o Brasil e testar evidências de validade. O inventário foi aplicado a 384 profissionais, a maioria do sexo feminino e da Região Sudeste, com tempo médio de trabalho na oncologia de 9,4 anos. Foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória, e avaliação da confiabilidade e da invariância do instrumento entre enfermeiros e outras categorias ocupacionais. As análises confirmaram a quantidade de dimensões do modelo original, porém indicaram a redução da quantidade de itens, resultando em uma estrutura de cinco dimensões e 25 itens. Os resultados sugerem um instrumento com boas propriedades psicométricas, o que permite que seu uso seja recomendado em amostras brasileiras.

Keywords : estressor ocupacional; psicometria; profissionais da saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License