SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Construcción y Validación de una Escala de Competencias Socioemocionales en BrasilCompartir el conocimiento en el contexto de la industria del software índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

FREITAS, Angela de Fátima Saraiva  y  MOURAO, Luciana. Evidências de validade psicométricas do inventário de estressores no trabalho em oncologia. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 974-983. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.17451.

O trabalho dos profissionais da saúde em oncologia é impactado por fatores estressores de diversas naturezas. O presente estudo objetivou realizar a adaptação do Inventário de Estressores no Trabalho em Oncologia para o Brasil e testar evidências de validade. O inventário foi aplicado a 384 profissionais, a maioria do sexo feminino e da Região Sudeste, com tempo médio de trabalho na oncologia de 9,4 anos. Foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória, e avaliação da confiabilidade e da invariância do instrumento entre enfermeiros e outras categorias ocupacionais. As análises confirmaram a quantidade de dimensões do modelo original, porém indicaram a redução da quantidade de itens, resultando em uma estrutura de cinco dimensões e 25 itens. Os resultados sugerem um instrumento com boas propriedades psicométricas, o que permite que seu uso seja recomendado em amostras brasileiras.

Palabras clave : estressor ocupacional; psicometria; profissionais da saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License