SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Evidence of psychometric validity of the inventory of stressors in work in oncologyOrganizational Justice and Stress at Work of Bankers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

CURBETE, Marcelo Henrique; SARTORI, Rejane  and  MACHADO, Hilka Pelizza Vier. Compartilhamento de conhecimento e mentoring no contexto da indústria de software. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 984-993. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.17676.

O mentoring é uma prática empregada para compartilhar conhecimento entre pessoas mais experientes e menos experientes, representando uma possibilidade de aprendizagem. Em empresas de base tecnológica o conhecimento e o capital humano ocupam uma posição estratégica. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi compreender a relação entre a adoção de práticas de mentoring e o compartilhamento de conhecimento em uma empresa de desenvolvimento de software. É um estudo qualitativo, com o emprego do método de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários conduzidos junto aos envolvidos no Programa Mentor dessa empresa. Os resultados indicam que o mentoring exerceu influência no modo e na quantidade de conhecimento compartilhado entre profissionais, com implicações da relação mentor-mentorado tanto no desenvolvimento profissional como nos relacionamentos pessoais. No mentorado evidenciam-se tipos e formas de compartilhamento, como reuniões, pair programming, avaliações formais e informais e leitura, bem como habilidades adquiridas pelos participantes e respectivas vivências.

Keywords : compartilhamento de conhecimentos; mentoring; empresas de software.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License