SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Evidencias de validez psicométricas del inventario de estresores en el trabajo en oncologíaJusticia Organizacional y el estrés en el trabajo de los bancos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

CURBETE, Marcelo Henrique; SARTORI, Rejane  y  MACHADO, Hilka Pelizza Vier. Compartilhamento de conhecimento e mentoring no contexto da indústria de software. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 984-993. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.17676.

O mentoring é uma prática empregada para compartilhar conhecimento entre pessoas mais experientes e menos experientes, representando uma possibilidade de aprendizagem. Em empresas de base tecnológica o conhecimento e o capital humano ocupam uma posição estratégica. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi compreender a relação entre a adoção de práticas de mentoring e o compartilhamento de conhecimento em uma empresa de desenvolvimento de software. É um estudo qualitativo, com o emprego do método de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários conduzidos junto aos envolvidos no Programa Mentor dessa empresa. Os resultados indicam que o mentoring exerceu influência no modo e na quantidade de conhecimento compartilhado entre profissionais, com implicações da relação mentor-mentorado tanto no desenvolvimento profissional como nos relacionamentos pessoais. No mentorado evidenciam-se tipos e formas de compartilhamento, como reuniões, pair programming, avaliações formais e informais e leitura, bem como habilidades adquiridas pelos participantes e respectivas vivências.

Palabras clave : compartilhamento de conhecimentos; mentoring; empresas de software.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License