SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Compartir el conocimiento en el contexto de la industria del softwareCalidad de Vida Profesional: ¿qué mantiene el bienestar psíquico de bomberos? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

GOMES, Tarízi Cioccari; ESTIVALETE, Vania de Fátima Barros  y  RAMADAM, Amanda Oliveira. Justiça organizacional e o estresse no trabalho de bancários. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 994-1001. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.17739.

O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações entre a justiça organizacional e o estresse no trabalho, segundo a perspectiva dos funcionários do setor bancário público e privado de uma cidade do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Para isso, foi realizado um estudo com 339 colaboradores de instituições bancárias, adotando-se como instrumentos de pesquisa a Escala de Percepção de Justiça Organizacional, a Escala de Estresse no Trabalho e a versão reduzida da Escala de Desequilíbrio Esforço-Recompensa. A análise dos dados ocorreu através de estatística descritiva, indicador de alfa de Cronbach, testes de normalidade, teste Mann-Whitney, teste Kruskal-Wallis, teste Qui-Quadrado e Análise de Correspondência. Como resultados, evidencia-se a relação entre a percepção de justiça organizacional e o estresse no trabalho, demonstrando que a percepção de justiça contribui para a forma com que os colaboradores encaram as situações e as demandas de trabalho, que podem levar ao estresse.

Palabras clave : justiça organizacional; estresse no trabalho; percepção; bancários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License