SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Justiça organizacional e o estresse no trabalho de bancáriosUso de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) comportamentais na realização de atividades profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LOPES, Helyssa Luana  e  BARBOSA, Silvânia da Cruz. Qualidade de Vida Profissional: o que mantém o bem-estar psíquico de bombeiros?. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 1002-1010. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.18277.

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto do suporte social no trabalho e da autoeficácia sobre a Qualidade de Vida Profissional (QVP) em bombeiros militares de Campina Grande-PB. Participaram 101 bombeiros (amostra de 85%), respondendo aos instrumentos: ProQOL-IV, EPSST, QSG-12 e Questionário Sociodemográfico. Para análise dos dados no SPSS, foram aplicadas estatísticas descritivas, correlacionais e de regressão, sendo o cálculo de Spearman usado para seleção dos preditores de QVP mais significativos (p > 0,05). Os resultados indicam 84,2% da amostra com Satisfação por Compaixão e apenas 15,8% com Fadiga por Compaixão (Burnout e ETS). Nas análises de regressão, o fator Redução da Autoeficácia se mostrou melhor preditor da QVP, mediado pelos suportes Informacional e Emocional, conduzindo concluir que os bombeiros experimentam excelente QVP, provavelmente porque vivências positivas no trabalho, como sentir-se eficaz, têm propiciado à equipe mais êxitos que fracassos em salvaguardar vidas.

Palavras-chave : qualidade de vida profissional; suporte social no trabalho; autoeficácia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License