SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Qualidade de Vida Profissional: o que mantém o bem-estar psíquico de bombeiros?Desenho do Trabalho, Atitudes de Carreira e saúde mental em empresas de Tecnologia da Informação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CORREA, Geovane Testa; ARCHER, Aline Battisti; PEREIRA, Gustavo Klauberg  e  VIECILI, Juliane. Uso de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) comportamentais na realização de atividades profissionais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 1011-1017. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.17853.

O objetivo desta pesquisa foi caracterizar resultados produzidos pelo uso de procedimentos operacionais padrão (POPs), escritos com base na noção de comportamento (POP-Cs), na realização de atividades profissionais. Foram desenvolvidos dois estudos complementares, no âmbito de atividades profissionais que ocorrem em softwares de gestão, em uma organização privada brasileira. O Estudo 1 refere-se à avaliação da eficácia de POP-Cs em relação a POPs previamente existentes na organização, no qual foram realizados testes com cinco profissionais. O Estudo 2 refere-se à identificação de benefícios e limitações percebidos por usuários de POP-Cs, no qual foram realizadas entrevistas com três profissionais. O uso de POP-Cs viabilizou, em 100% das vezes, a realização das atividades pelos profissionais, o que não ocorreu com os POPs previamente existentes na organização, gerou sentimentos positivos nos profissionais que nunca haviam realizado a atividade descrita e auxiliou na elaboração do treinamento de novos profissionais.

Palavras-chave : modelagem do processo; capacitação profissional; análise do comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License