SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Results of the use of behavioral SOPs in the performance of professional activitiesAttention Deficit Hyperactivity Disorder, educational inclusion and Training, Development and Education: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

MAGNAN, Emília dos Santos; AMORIM, Marcos Vinicius; MACHADO, Wagner de Lara  and  OLIVEIRA, Manoela Ziebell de. Desenho do Trabalho, Atitudes de Carreira e saúde mental em empresas de Tecnologia da Informação. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 1018-1024. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.18166.

Os ambientes de trabalho se tornam mais complexos na medida em que o dinamismo do mercado aumenta. O objetivo deste estudo foi investigar fatores contemporâneos de carreira, contexto de trabalho e sua relação com desfechos de saúde mental em profissionais de três empresas de Tecnologia da Informação (TI) de Porto Alegre. A amostra foi composta por 220 trabalhadores que responderam a um questionário sociodemográfico e a escalas relacionadas às variáveis de interesse. Os dados foram submetidos a análises de regressão hierárquica e análise de rede. Os resultados mostraram que fatores relacionados à carreira têm maior poder para explicar Engajamento no Trabalho do que Ansiedade, Depressão e Estresse. Este desfecho é mais explicado por fatores do contexto do trabalho. As atitudes da carreira dos profissionais contemporâneos, bem como as características dos desenhos do trabalho se relacionam e impactam em Engajamento e Ansiedade, Depressão e Estresse dos talentos da área de TI. Entende-se que ambos devem ser levados em conta das propostas de gestão de pessoas dessas organizações.

Keywords : trabalho; orientação vocacional; saúde ocupacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License