SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), inclusão educacional e Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E): uma revisão integrativaExperiências de discriminação e inserção de pessoas transgênero brasileiras no mercado de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BRANDOLT, Catheline Rubim; SANTOS, Samara Silva dos; COELHO-LIMA, Fellipe  e  MOTTA, Roberta Fin. Psicologia na Assistência Social e a atuação por via de contratos terceirizados. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 1033-1039. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.17987.

O presente estudo tem por objetivo analisar as reverberações identificadas pelas profissionais da Psicologia que atuaram nos serviços do Sistema Único de Assistência Social por meio de contratos terceirizados, entre 2013 a 2017, em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Participaram da pesquisa 12 profissionais, sendo os dados obtidos com base em entrevistas e analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram acúmulo e desvio de funções, a execução de outras atividades para além das que constava em seus contratos, complementação de renda com um segundo emprego, e principalmente, a fragilização tanto da segurança quanto na saúde da trabalhadora no serviço, gerando adoecimento nas profissionais.

Palavras-chave : trabalho; assistência social; terceirização; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License