SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Psicologia na Assistência Social e a atuação por via de contratos terceirizadosLiderança autêntica: desenvolvimento e validação inicial de um teste de julgamento situacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

COSTA, Angelo Brandelli et al. Experiências de discriminação e inserção de pessoas transgênero brasileiras no mercado de trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 1040-1046. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.18204.

Mulheres e homens transgênero continuam a encontrar barreiras resultantes de discriminação em sua vida cotidiana e na busca de uma carreira satisfatória - esta última muito menos estudada. O objetivo deste estudo é descrever a discriminação de mulheres e homens transgênero no mercado de trabalho. Realizou-se estudo transversal com 384 participantes que se identificaram como tendo um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento. Em relação à situação atual de trabalho, 33,85% das mulheres transgênero e 45,16% dos homens transgênero afirmaram não possuir ocupação atual. Parte dos participantes relatou ter sido recusada uma oportunidade de emprego por causa de sua identidade de gênero. Aqueles que conseguiram um emprego são expostos à discriminação e recebem pouco ou nenhum apoio social de seus colegas e chefes. A presente pesquisa reforça a necessidade de políticas que garantam a inclusão e permanência de pessoas transexuais no mercado de trabalho.

Palavras-chave : pessoas transgênero; trabalho; discriminação; inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License