SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Experiências de discriminação e inserção de pessoas transgênero brasileiras no mercado de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CAMPOS, Maria Isabel de  e  RUEDA, Fabián Javier Marín. Liderança autêntica: desenvolvimento e validação inicial de um teste de julgamento situacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 1047-1056. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.18100.

Este estudo descreve o desenvolvimento e as buscas de evidências de validade inicial (conteúdo e estrutura interna) da Escala de Avaliação do Líder Autêntico - EALA. Trata-se de um teste de julgamento situacional. A escala inicial contou com 16 itens expondo desafios em situações de liderança. Foi avaliada por dez especialistas, restando 13 itens que obtiveram índices Kappa de Fleiss considerados bons. As evidências de validade da estrutura interna foram obtidas com dados coletados de 532 profissionais brasileiros e por meio da aplicação de Cognitive Diagnosis Models. Foram obtidos bons índices de adequação para o Generalized Deterministic-input, Noisy-and-gate Model (GDINA). Concluiu-se que a EALA mostra-se promissora para a continuidade de pesquisas no campo da Liderança Autêntica e apresentaram-se sugestões para o prosseguimento das pesquisas.

Palavras-chave : liderança; autenticidade; testes de seleção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License