SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Prazer e sofrimento docente: estudo na pós-graduação stricto sensuEngajamento e a adição ao trabalho em profissionais em Recursos Humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

TOMASI, Manueli; RISSI, Vanessa  e  PAULI, Jandir. Influência do suporte organizacional nas vivências de prazer e sofrimento no trabalho em um contexto hospitalar. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1072-1079. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.3.18253.

O objetivo deste estudo é analisar a influência do suporte organizacional na ocorrência de vivências de prazer e sofrimento no trabalho inserido em um contexto hospitalar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa investigativa quantitativa com cento e setenta e dois profissionais de um hospital privado no norte do Rio Grande do Sul. Os resultados mostraram que o suporte material para um melhor desempenho influencia significativamente nas vivências de prazer e estímulo no trabalho, enquanto a sobrecarga de trabalho e a precariedade da gestão do desempenho estão relacionadas com as vivências de sofrimento.

Palavras-chave : prazer e sofrimento; suporte organizacional; trabalho; hospital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License