SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Influence of organizational support on the experiences of pleasure and suffering at work in a hospital contextFactors associated with Burnout Syndrome among drivers of collective passenger transportation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

VERGARA, Claudia Duarte et al. Engajamento e a adição ao trabalho em profissionais em Recursos Humanos. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1080-1088. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.3.17776.

O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de engajamento e de adição ao trabalho e suas correlações com recursos pessoais, recursos do trabalho e demandas no trabalho em profissionais de Recursos Humanos (RH). Participaram 440 profissionais, 80% do sexo feminino, das cinco regiões brasileiras. Os resultados sugerem que os profissionais de RH têm engajamento mediano, compatível com autoestima, otimismo, autoeficácia e esperança. Também apresentam nível de adição laboral médio, de modo que os achados demonstram que o trabalho excessivo e trabalho compulsivo é uma realidade da prática deles. Para a faixa etária acima dos 40 anos, o nível de engajamento demonstrou ser médio-inferior, algo contrário às expectativas para esta fase solidificação de carreira. Ademais, foi encontrada correlação positiva e fraca com a adição ao trabalho, o que sugere a influência do trabalho excessivo e compulsivo no modo de ativação de energia. Apresentamos sugestões de estudos futuros para avanços na área.

Keywords : engajamento; adição ao trabalho; recursos humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License