SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Engajamento e a adição ao trabalho em profissionais em Recursos HumanosO mercado de trabalho para idosos: a consultoria como possibilidade de atuação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

NEUMANN, Gabriela Cristine  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Fatores Associados à Síndrome de Burnout em Motoristas de Transporte Coletivo de Passageiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1089-1096. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.3.19173.

Este estudo tem por objetivo identificar os fatores associados às dimensões da Síndrome de Burnout em motoristas de transporte coletivo de passageiros em uma amostragem de duzentos e cinqüenta e oito profissionais. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de dados sócio-demográficos e laborais, questionário da avaliação relacionado à Síndrome de Burnout pelo trabalho; questionário de estressores ocupacionais e sub-escalas da Escala de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral. Os resultados obtidos identificaram um modelo constituído por variáveis sócio-demográficas (idade), laborais (tempo de profissão, tempo de jornada), estressores ocupacionais (escala de trabalho, condições ambientais, relacionamento com passageiros idosos, relacionamento com fiscais, risco de assaltos), estressores psicossociais (ambiguidade de papéis, pressão do grau de responsabilidade). Aponta-se a necessidade de ações voltadas para a prevenção da Síndrome de Burnout nessa categoria profissional, bem como a necessidade de formação e capacitações aos motoristas voltadas aos estressores identificados e ações com passageiros voltadas à valorização do profissional.

Palavras-chave : Burnout; estresse ocupacional; motoristas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License