SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Factors associated with Burnout Syndrome among drivers of collective passenger transportationFemale Entrepreneurship: a comparative study of men and women on motivations for entrepreneurship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

MORATO, Lygia Zaia  and  FERREIRA, Heloísa Gonçalves. O mercado de trabalho para idosos: a consultoria como possibilidade de atuação. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1097-1104. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.3.19426.

Prestar serviços de consultoria em empresas pode ser uma alternativa para idosos que desejam permanecer ativos no mercado de trabalho. Este estudo qualitativo e exploratório tem por objetivo compreender certas percepções e atitudes atribuídas pelo idoso em seu processo laboral como consultor em empresas. Participaram desta investigação oito idosos consultores que atuavam em empresas de grande porte, selecionados por meio da técnica metodológica qualitativa intitulada "bola-de-neve". Foi elaborado e aplicado um roteiro de entrevista semi-estruturada. Os resultados foram analisados a partir da análise temática e interpretados por teorias psicológicas a partir da percepção de desenvolvimento do idoso. Evidencia-se que muitos idosos permanecem trabalhando por se identificarem com a atividade e levarem em consideração as motivações financeiras para seguir na atuação laboral. A consultoria apresenta desafios como qualquer profissão, sendo uma opção viável para alguns idosos se manterem no mercado de trabalho. No entanto, este cargo só está disponível para uma parcela específica de idosos. Outras opções de inserção no mercado de trabalho e seus impactos no bem estar precisam ainda ser investigadas.

Keywords : aspirações profissionais; envelhecimento; atitudes profissionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License