SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3O mercado de trabalho para idosos: a consultoria como possibilidade de atuaçãoContribuições da psicologia para repensar o conceito de trabalho decente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BANDEIRA, Patrícia Bock; AMORIM, Marcos Vinicius  e  OLIVEIRA, Manoela Ziebell de. Empreendedorismo feminino: estudo comparativo entre homens e mulheres sobre motivações para empreender. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1105-1113. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.3.19694.

O empreendedorismo vem se afirmando como uma opção de carreira cada vez mais freqüente e habitual para mulheres. Tendo isso em vista, este artigo buscou investigar as motivações e parâmetros de carreira de quatrocentos e dezesseis profissionais do Sul do Brasil, a partir do recorte de gênero. Além de questionário sociodemográfico, das características do negócio e da trajetória empreendedora, foi utilizada a Escala de Parâmetros da Carreira Caleidoscópica. Embora empreendedoras mulheres tenham destacado motivos para empreender mais amplos que a questão financeira em comparação aos empreendedores homens, tais motivos não foram os mais citados pelas empreendedoras. Tampouco foi verificada diferença significativa segundo o gênero em relação aos parâmetros da Carreira Caleidoscópica. Conclui-se que a carreira empreendedora representa uma opção de desenvolvimento profissional e propulsora de emancipação para mulheres e homens. Espera-se que este estudo contribua para o aconselhamento de carreira de empreendedores, bem como na desmistificação de estereótipos sexuais associados às motivações para o empreendedorismo.

Palavras-chave : empreendedores; motivação; desenvolvimento profissional; trabalho feminino; carreira caleidoscópica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License