SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Competence management models: a longitudinal study in an auto companyEvidence of Validity of the Indicator for Characteristics of the Organizational Environment Scale (ICOES) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

ALVES FILHO, Antonio et al. Efeitos da gestão do "Bolsa Família" no cotidiano de mulheres quilombolas rurais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1132-1140. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.3.19331.

As mulheres se destacam na gestão do Bolsa Família. Essa condição tem produzido deslocamentos nas relações de gênero, bem como no trabalho em contextos rurais. A respectiva pesquisa buscou investigar as formas de gestão do Bolsa Família, analisando seus efeitos no cotidiano de setenta e duas mulheres, moradoras de duas comunidades quilombolas, por meio de entrevistas semiestruturadas. O benefício tem sido usado para atender às condicionalidades em relação aos filhos e à manutenção da família. Entretanto, foi possível constatar que as mulheres suprem outras necessidades domésticas e pessoais. Observa-se que, para além da complementação da renda familiar, o benefício tem impactado na diminuição da sobrecarga de trabalho doméstico e no campo, na ampliação da segurança alimentar e da mobilidade, bem como na mudança de padrões familiares e de gênero estabelecidos. Tais aspectos apontam para a ampliação dos graus de autonomia identificados pelas próprias participantes no seu dia-a-dia, reverberando em novos modos de vida e de trabalho distintos.

Keywords : programa bolsa família; mulheres quilombolas; cotidiano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License