SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Modelos de Gestión de Competencias: un estudio longitudinal en una empresa automotrizEvidencias de validez de la Escala Indicadores de las Características del Entorno Organizacional (ICEO) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

ALVES FILHO, Antonio et al. Efeitos da gestão do "Bolsa Família" no cotidiano de mulheres quilombolas rurais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1132-1140. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.3.19331.

As mulheres se destacam na gestão do Bolsa Família. Essa condição tem produzido deslocamentos nas relações de gênero, bem como no trabalho em contextos rurais. A respectiva pesquisa buscou investigar as formas de gestão do Bolsa Família, analisando seus efeitos no cotidiano de setenta e duas mulheres, moradoras de duas comunidades quilombolas, por meio de entrevistas semiestruturadas. O benefício tem sido usado para atender às condicionalidades em relação aos filhos e à manutenção da família. Entretanto, foi possível constatar que as mulheres suprem outras necessidades domésticas e pessoais. Observa-se que, para além da complementação da renda familiar, o benefício tem impactado na diminuição da sobrecarga de trabalho doméstico e no campo, na ampliação da segurança alimentar e da mobilidade, bem como na mudança de padrões familiares e de gênero estabelecidos. Tais aspectos apontam para a ampliação dos graus de autonomia identificados pelas próprias participantes no seu dia-a-dia, reverberando em novos modos de vida e de trabalho distintos.

Palabras clave : programa bolsa família; mulheres quilombolas; cotidiano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License