SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Modelos de Gestão por Competências: um estudo longitudinal em uma empresa automobilísticaEvidências de Validade da Escala Indicadores das Características do Ambiente Organizacional (ICAO) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ALVES FILHO, Antonio et al. Efeitos da gestão do "Bolsa Família" no cotidiano de mulheres quilombolas rurais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1132-1140. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.3.19331.

As mulheres se destacam na gestão do Bolsa Família. Essa condição tem produzido deslocamentos nas relações de gênero, bem como no trabalho em contextos rurais. A respectiva pesquisa buscou investigar as formas de gestão do Bolsa Família, analisando seus efeitos no cotidiano de setenta e duas mulheres, moradoras de duas comunidades quilombolas, por meio de entrevistas semiestruturadas. O benefício tem sido usado para atender às condicionalidades em relação aos filhos e à manutenção da família. Entretanto, foi possível constatar que as mulheres suprem outras necessidades domésticas e pessoais. Observa-se que, para além da complementação da renda familiar, o benefício tem impactado na diminuição da sobrecarga de trabalho doméstico e no campo, na ampliação da segurança alimentar e da mobilidade, bem como na mudança de padrões familiares e de gênero estabelecidos. Tais aspectos apontam para a ampliação dos graus de autonomia identificados pelas próprias participantes no seu dia-a-dia, reverberando em novos modos de vida e de trabalho distintos.

Palavras-chave : programa bolsa família; mulheres quilombolas; cotidiano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License