SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Efeitos da gestão do "Bolsa Família" no cotidiano de mulheres quilombolas ruraisEstilos e estratégias de aprendizagem em educação a distância: diferenças e semelhanças conceituais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

FERREIRA, Paula Andréa Prata; FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro de; DEVOTTO, Rita Pimenta de  e  DAMASIO, Bruno Figueiredo. Evidências de Validade da Escala Indicadores das Características do Ambiente Organizacional (ICAO). Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1141-1149. ISSN 1984-6657.

As evidências de validade das escalas de Indicadores das Características do Ambiente Organizacional (ICAO) nas versões longa (35 itens) e breve (25 itens) foram avaliadas dentro do contexto brasileiro. A pesquisa utilizou duas amostras, sendo que a primeira foi composta por 1.325 profissionais (63,8%, sexo feminino), com idade média de 39,9 anos (DP = 11,9). A segunda amostra foi formada por 559 profissionais (55,1% sexo feminino) com idade média de 43,5 anos (DP = 12). A análise fatorial confirmatória demonstrou que a solução de sete fatores de primeira ordem se constitui como uma solução adequada para as duas versões da ICAO. A auto-eficácia ocupacional, engajamento no trabalho e sentido do trabalho apresentaram relações positivas com os recursos do trabalho, porém, negativas com a demanda. Os resultados sugerem o uso da ICAO-25 em detrimento da ICAO-35, devido aos índices de ajustes superiores da ICAO-25, assim como pela brevidade da respectiva escala de indicadores.

Palavras-chave : condições de trabalho; análise fatorial; stress ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License