SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Evidence of Validity of the Indicator for Characteristics of the Organizational Environment Scale (ICOES)The work of the future? Work motivations in the sharing economy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

ANDRADE, Raíssa Bárbara Nunes Moraes  and  ZERBINI, Thaís. Estilos e estratégias de aprendizagem em educação a distância: diferenças e semelhanças conceituais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1150-1156. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.3.17947.

As ações educacionais à distância são uma estratégia de ensino em Instituições de Ensino Superior (IES) e de Organizações e Trabalho (O& T). Nesta modalidade, os estilos de aprendizagem fornecem informações para o aperfeiçoamento e a elaboração dos métodos instrucionais. As estratégias de aprendizagem são empregadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), enquanto recurso tecnológico que potencializa e amalgama um conjunto de competências e habilidades indispensáveis para o sucesso do aluno. O respectivo estudo objetiva investigar as diferenças e as semelhanças conceituais entre estratégias e estilos de aprendizagem, por meio da validação convergente entre instrumentos que medem tais constructos. Participaram virtualmente do estudo cento e trinta e cinco alunos de uma universidade pública, matriculados em um curso superior à distância. Os resultados indicaram que o conceito de estratégias de aprendizagem, por vezes, se converge com o conceito de estilos de aprendizagem, apresentando baixos índices de correlação em sua maioria. Pesquisas futuras devem buscar promover a revisão dos instrumentos utilizados, a partir das discussões apresentadas nesta investigação.

Keywords : educação a distância; estilos de aprendizagem; estratégias de aprendizagem; instituições de ensino superior; características do estudante.

        · abstract in English | Spanish | Spanish | Spanish | Spanish | Spanish | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License