SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Evidências de Validade da Escala Indicadores das Características do Ambiente Organizacional (ICAO)O Trabalho do Futuro? Motivações para o trabalho na economia compartilhada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ANDRADE, Raíssa Bárbara Nunes Moraes  e  ZERBINI, Thaís. Estilos e estratégias de aprendizagem em educação a distância: diferenças e semelhanças conceituais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1150-1156. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.3.17947.

As ações educacionais à distância são uma estratégia de ensino em Instituições de Ensino Superior (IES) e de Organizações e Trabalho (O& T). Nesta modalidade, os estilos de aprendizagem fornecem informações para o aperfeiçoamento e a elaboração dos métodos instrucionais. As estratégias de aprendizagem são empregadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), enquanto recurso tecnológico que potencializa e amalgama um conjunto de competências e habilidades indispensáveis para o sucesso do aluno. O respectivo estudo objetiva investigar as diferenças e as semelhanças conceituais entre estratégias e estilos de aprendizagem, por meio da validação convergente entre instrumentos que medem tais constructos. Participaram virtualmente do estudo cento e trinta e cinco alunos de uma universidade pública, matriculados em um curso superior à distância. Os resultados indicaram que o conceito de estratégias de aprendizagem, por vezes, se converge com o conceito de estilos de aprendizagem, apresentando baixos índices de correlação em sua maioria. Pesquisas futuras devem buscar promover a revisão dos instrumentos utilizados, a partir das discussões apresentadas nesta investigação.

Palavras-chave : educação a distância; estilos de aprendizagem; estratégias de aprendizagem; instituições de ensino superior; características do estudante.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Espanhol | Espanhol | Espanhol | Espanhol | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License