SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Learning styles and learning strategies in distance education: conceptual differences and similarities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

SIQUEIRA, Ursula A. S.; SANTOS, Carlos D.  and  GOULART, Paulo Roney Kilpp. O Trabalho do Futuro? Motivações para o trabalho na economia compartilhada. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1157-1165. ISSN 1984-6657.

Os aplicativos de economia compartilhada impulsionaram um novo modelo de trabalho e um novo perfil de trabalhador. Considerando tal realidade, o presente estudo buscou identificar os principais motivadores de engajamento como trabalhador em plataformas de mobilidade urbana, mais especificamente de compartilhamento de carona (ridesharing). Em concomitância, investigou-se a influência de fatores socioeconômicos na relevância dos diferentes motivadores. Participaram da pesquisa quarenta e três motoristas de aplicativos, por meio online, a partir do aplicativo denominado Google Formulários. Para a análise de dados foi utilizado o modelo estatístico de regressão múltipla. Nos resultados encontrados, os motivadores considerados os mais relevantes para a escolha dos participantes foram Autonomia, Renda e Horário Flexível. Dos catorze motivadores investigados, dez apresentaram interações estatisticamente significativas com aspectos socioeconômicos. Os resultados também apontam diferenças entre os motivadores considerados como mais relevantes pelos participantes, quando comparados com estudos realizados em outros países. Salienta-se, portanto, a necessidade de um olhar diferenciado para a realidade brasileira.

Keywords : trabalho; compartilhamento de carona; motivações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License