SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Validando a escala de capacidade de adaptação à carreira no México e examinando a importância relativa da adaptabilidade e empregabilidade para o sucesso na carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

RAMOS, Jose  e  RAMOS, Amparo. Superqualificação em jovens trabalhadores espanhóis: uma década de pesquisa no IDOCAL. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1168-1176. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.01.

A superqualificação é um fenômeno comum nas sociedades industrializadas e tem recebido interesse crescente de cientistas sociais nos últimos anos. O objetivo principal deste artigo é resumir os principais resultados obtidos em uma década de pesquisa sobre a sobrequalificação e tópicos relacionados no IDOCAL (Instituto de Pesquisa em Psicologia de RH, Desenvolvimento Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho; Universidade de Valência). Com base em extensas pesquisas com jovens que entram no mercado de trabalho e graduados da Universidade de Valência, nossa equipe de pesquisa desenvolveu uma série de contribuições sobre a superqualificação e a adequação pessoa-emprego relacionada à educação. Este artigo apresenta uma visão geral dessas conclusões, organizadas em três seções diferentes: as relações entre empregabilidade como recursos psicológicos e empregabilidade percebida e superqualificação e sucesso na carreira, as relações entre superqualificação e resultados de trabalho diferentes (como satisfação no trabalho, propensão sair e desempenho), e a evolução ao longo do tempo de funcionários sobrequalificados em termos de resultados de carreira.

Palavras-chave : superqualificação; sucesso na carreira; empregabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License