SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Over-qualification in young spanish workers: a decade of research at IDOCALEmployees and supervisors’ perceptions of human resource practices in different types of organizations over a lifespan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

LOW, Tee-Hwa Jasmine; YEVES, Jesus; LATORRE, Felisa  and  RAMOS, José. Validando a escala de capacidade de adaptação à carreira no México e examinando a importância relativa da adaptabilidade e empregabilidade para o sucesso na carreira. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1177-1187. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.02.

Empregabilidade e adaptabilidade na carreira são dois construtos relacionados que são considerados fatores significativos para o sucesso na carreira. Adaptabilidade de carreira é a disposição para lidar com tarefas, transições e mudanças atuais e previstas relacionadas à carreira, enquanto empregabilidade é a capacidade de manter ou obter um emprego no mercado de trabalho. Este artigo apresenta uma tradução para o espanhol da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) e analisa a importância relativa da adaptabilidade e empregabilidade na carreira de predizer o sucesso na carreira (desempenho e satisfação no trabalho) em uma amostra de 160 jovens trabalhadores adultos mexicanos. Nossos resultados apoiaram a consistência interna e a estrutura fatorial do CAAS. Pesos relativos e análise de semelhança indicaram que ambos os construtos compartilhavam a variância explicada dos resultados, mas tinham importância diferente na previsão dos resultados da carreira. Assim, a empregabilidade ainda é relevante, apesar da importância crescente da adaptabilidade à carreira. A adaptabilidade de carreira deve ser incluída nos programas de empregabilidade, refinando os dois conceitos em uma medida mais parcimoniosa.

Keywords : adaptabilidade de carreira; escala de habilidades de adaptação de carreira; empregabilidade; importância relativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License